Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T14:57:35-03:00
Gerúndio é quando a ação está acontecendo, e é caracterizado pela terminação "ndo" nos verbos..
Por exemplo: AndaNDO, correNDO, pulaNDO, gritaNDO, etc..

Espero que tenha ajudado *-*
1 5 1
2014-05-05T16:24:52-03:00
O gerúndio regular é formado acrescentando ndo após o verbo sem o r.

Ex: sorrir          gerúndio =sorrindo
       comer        gerúndio= comendo
        cantar        gerúndio= cantando

O gerúndio irregular não obedece a esta regra

Ex: Por - posto
     abrir- aberto