Respostas

A melhor resposta!
2013-06-15T10:13:58-03:00

Equação e uma forma de encontrar o valor de uma incognita / ou numero desconhecido

 

Exemplo 1

Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

 

Resolução
Ana: x
Beatriz: 15 – x

Equação Beatriz: 15 – 10 = 5
2x = 4(15 – x)
2x = 60 – 4x
2x + 4x = 60
6x = 60
x = 60/6
x = 10

Ana tem 10 anos
Beatriz tem 5 anos

 

 

 

___________________________________________________________________

 

 

Exemplo 2

Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
Pacote menor: x
Pacote maior: x + 8

Equação
x + (x + 8) = 30 Pacote maior: 11 + 8 = 19 kg
2x + 8 = 30 Pacote menor: 11 kg
2x = 30 – 8
2x = 22
x= 22/2
x = 11

1 5 1
2013-06-15T10:14:45-03:00

é uma igualdade em que a aparece uma letra (incógnita) e representa um valor desconhecido.

 

ex: x+3=9

     2-3y=4y+6

     3=a