1- Foi comprovado, cientificamente, que o aumento da concentração de determinados gases na atmosfera da Terra é consequência de transformações provocadas pela ação humana. A concentração de dióxido de carbono, por exemplo, em 1880, era de 290 partes por milhão (ppm) passou para 352 ppm em 1990; a de metano passou de 800 ppm para 1700 ppm e a de óxido nitroso passou de 265 partes por trilhão (ppt) para 310 ppt. Esse aumento foi provocado, principalmente:

a) pela queima de combustíveis fósseis e de áreas florestais.
b) pelas alterações químicas provocadas por processos naturais.
c) pelo crescimento da população naturais.
d) pela manutenção de áreas florestais e pelo excesso de gás carbônico na atmosfera.
e) pelas queimadas.

2- O cultivo de arroz irrigado por inundação representa, em âmbito global, uma das principais fontes antrópicas de metano (CH4). Esse gás é liberado para a atmosfera, principalmente por transporte difusivo, pelo aerênquima das plantas de arroz e também por difusão através da lâmina d'água. Experimentos mostram que a presença de plantas de arroz facilita o escape de metano para a atmosfera, por um fator de 7 a 10 vezes maior em relação aos solos inundados sem cultivo de arroz.

Com relação ao gás metano podemos afirmar que ele é um dos principais causadores de:

a) chuva ácida.
b) efeito estufa.
c) desertificação.
d) aumento das calotas polares.
e) aumento da irradiação de UV-B.

3- Um inseticida organoclorado foi aplicado em um lago com o objetivo de se exterminarem as larvas de uma espécie de mosquito. Sua concentração na água, por ocasião da aplicação, era da ordem de 0,015 partes por milhão (ppm). Depois de algum tempo, diferentes espécimes apresentaram um certo acúmulo do inseticida em seus corpos. Os resultados da análise encontram-se demonstrados na tabela a seguir.




Espécie


Quantidade de inseticida (PPM)





A 5
B 150
C 1400
D 520

Ariranhas, pacus, plantas aquáticas e piranhas estão representadas, respectivamente, pelas espécies:

a) A, B, C, D
b) A, D, C, B
c) C, B, A, D
d) C, D, A, B
e) D, B, A, C

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T19:14:35-03:00
1A  Sempre está diretamente relacionado à queima de fósseis.
2B O metano contribui para a chuva ácida 
3C Quanto a terceira, o acúmulo aumenta de acordo com o nível trófico. Dos produtores aos últimos consumidores.  Como a ariranha é a ultima consumidora nesta cadeira ela precisou comer muitas piranhas que continham o agente toxico. E a planta, por ser produtora, tem sempre menos.
4 4 4