A civilização grega, que tanto influenciou o mundo ocidental, consolidou-se a partir do século VIII a.C. Atenas, uma das principais pólis da Grécia Antiga, deu origem a um sistema político inovador na Antiguidade e muito utilizado na atualidade: a democracia. Identifique as alternativas que apresentam comparações corretas entre o sistema democrático ateniense e o brasileiro contemporâneo.

(A) Os legisladores atenienses permitiam que todos os grupos sociais participassem da vida política, mas apenas os eupátridas podiam votar; no Brasil, ao contrário, toda a população pode votar, mas apenas os políticos podem participar das decisões administrativas. (B) A democracia ateniense era restrita aos integrantes de uma classe privilegiada, os eupátridas, já o sistema democrático brasileiro exclui grandes proprietários de terra, estrangeiros radicados no país e menores de dezoito anos. (C) A democracia ateniense era limitada, pois os requisitos de cidadania excluíam os estrangeiros (metecos), os escravos e as mulheres de participação e atuação política, enquanto o sistema democrático do nosso país adota o sufrágio universal, ou seja, homens e mulheres maiores de dezesseis anos podem votar, por exemplo. (D) Tal como os cidadãos de Atenas escolhiam seus magistrados entre a classe dos nobres, também os brasileiros elegem seus vereadores, deputados, senadores, prefeitos e presidentes entre os membros da elite econômica e intelectual do país. (E) A democracia ateniense era direta, uma vez que os cidadãos participavam pessoalmente da Assembleia Popular (Eclésia), enquanto o sistema democrático brasileiro é representativo, pois os cidadãos elegem seus governantes.

1

Respostas

2014-05-05T20:02:57-03:00
A letra C está correta, pois na sociedade ateniense a população que poderia votar seriam homens livres e que tinham participação na política, excluindo os metecos e os escravos e mulheres que estavam na "base da pirâmide"