Na lanchonete Biriboys entrou um grupo de x alunos e cade um pediu o "prato da casa" . A despesa total y , em reais, foi calculada assim: y=f(x)=5x-4 , em que 4 refere-se ao desconto dado ao grupo. Calcule: a) O total referente a um grupo de 4 pessoas b) O número de alunos no caso de a despesa total fosse 36 reais.

2

Respostas

2013-06-15T14:22:49-03:00

X= alunos

Y= gasto

 

basta substituir na equação:

 

y=5(4)-4

y=20-4

y=16

 

Resposta a). 16 reais

 

36=5x-4

40=5x

8=x

 

Reposta b). 8 pessoas

1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-15T14:25:08-03:00

É fácil fazer isso, só substituir o x ou y onde é indicado, veja como fica !

 

A)

F(X) = 5x - 4 (Sabendo que x vai valer 4, pois o grupo é de 4 pessoas, temos então)

F(4) = 5*4 - 4

F(4) = 16 <-- resposta!

 

B)

36 é o resultado, logo vai ser o Y da nossa função, então armando a funão fica assim!

 

36 = 5x -4  ( Agora ficou fácil! só resolver ;)

36 = 5x - 4

40 = 5x

8 = X <-- resposta !

 

 

Espero que tenha entendido e aprendido, qualquer coisa só chamar chat!

Boa tarde ;)

2 5 2