Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T23:33:29-03:00
As células relacionadas são os monócitos e a principal substância liberada por eles é a histamina. Após o indivíduo ser picado por uma abelha, por ex, o veneno entra em contato com essas células e faz com que a histamina seja liberada para a corrente sanguínea, ocorre a vasodilatação e o plasma sanguíneo escapa pelos poros dos vasos para o meio extracelular, processo que conhecemos como edema, caracterizado por inchaço no local, ou generalizado, podendo levar a pessoa á óbito em minutos. Por isso tão importante a ingestão imediata de anti- histamínico, que inibe a síntese dessa substância. Quando esse plasma chega aos capilares e ás vênulas onde a pressão é menor, o plasma retorna aos vasos por osmose, e, a pouca quantidade que ainda resta, volta pelo sistema linfático.
3 4 3
2014-05-06T07:29:06-03:00
Na resposta imune formada, a célula envolvida são os plasmócitos (liberação de histaminas)e também os mastócitos, por ativação dos primeiros, e em seguida ocorre a liberação de algumas substâncias como prostaglandinas e leucotrienos. Essas substâncias podem causar uma série de reações no organismo, dependente da natureza do agente causador, como vasodilatação, aumento de batimentos cardíacos, espasmos, bronco constrição provocando aumento do peristaltismo, dificuldade respiratória, entre outras.    
2 3 2