O espetáculo de cores que é visualizado quando fogos de artifícios são detonados deve-se a presença de elementos químicos adicionados a pólvora. Ex: a cor amarela é devido ao sódio; a vermelha, ao estrônico e ao cálcio; a azul, ao cobre; a verde, ao bário; e a violeta do potássio. De a classificação dos elementos químicos mencionados no texto, é correto afirmar:

a) O sódio e o cálcio são metais alcalinos.
b) O estrôncio e o bário são metais alcalino-terrosos.
c) O potássio e o bário são metais alcalino-terrosos.
d) O cálcio é metal alcalino, e o cobre é metal de transição.
e) O cobre é metal de transição, e o potássio é metal alcalino-terroso.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T22:21:03-03:00
B) tanto o BA quanto o St pertencem a coluna 2a
1 5 1
2014-05-05T23:22:23-03:00
b) O estrôncio e o bário são metais alcalino-terrosos, porque os dois pertencem á família 2A,conhecidos como alcalinos-terrosos.