Qual a importância das especiarias e de que forma o comércio desses produtos impulsionou a expansão maritima portuguesa ?

2
As especiárias na época das expansão portuguesa eram muito caras para trazerem via continente. Os portugueses então lançaram-se ao mar estabelecendo feitorias na Africa (pontos de escambo) e com Vasco da Gama chegaram a Índia, lá fizeram também mais escambos e por incrível que parece as navegações custeavam menos a coroa para trazer essas especiárias, do que buscar por dentro do continente.

Respostas

2014-05-05T22:51:34-03:00
Levando em conta o comércio como uma das maiores influências da Idade Moderna,ela tem relevância histórica inenarrável,sua importância na formação do mundo como o conhecemos então,nem se fala.A sua importância a expansão portuguesa se á devido a ser muito caro se trazer por terra,a solução foi se lançar ao mar(não no sentido literal,é claro).Esta nova "empreitada" levou ao estabelecimento de colônias,uma delas,o nosso grande,glorioso e amado Brasil,então pense comigo o seguinte,se isso não tivesse ocorrido,muito provavelmente você Fessouza não estivesse aqui hoje,desfrutando das belezas da vida.

Espero ter ajudado,bons estudos.
1 5 1
2014-05-06T00:03:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Os navegantes e empreendedores portugueses e espanhóis ao empreender as grandes navegações desejavam comprar ou obter as especiarias (cravo, pimenta, pau-brasil, dentre outras) e conseguir vendê-las com uma margem de lucro de até 6.000%, como o obtido pelo navegante Vasco da Gama. Buscavam, ainda, acessar e controlar zonas produtoras de ouro, como a Guiné na África.

Nesse sentido, a colonização ou invasão por Portugal das terras que hoje formam o Brasil requeriam um alto investimento e não trariam um retorno rápido nem seguro, tal como o proporcionados pelas especiarias. Já a Espanha, nos primeiros anos após a descoberta do continente, localizou grandes civilizações (incas e astecas) com enormes quantidades de ouro e prata, focando seus esforços no domínio dessas riquezas.

Já o pau-brasil, entre outros produtos comerciais interessantes das terras que seriam o Brasil não requeria a presença continuada no território, haja vista que sua obtenção era mais fácil através do escambo com os índios (eles cortavam a madeira em troca de bugigangas).  Por essas razões, as terras que seriam o Brasil não despertaram maior interesse de Portugal por cerca de 30 anos.

Ir para as Índias Orientais e ter acesso às especiarias diretas era, apesar de se assemelhar a irmos hoje a Marte, um empreendimento extremamente lucrativo, sendo esse um dos principais motivos das grandes navegações. Nesse sentido, foi uma especiaria indiana, a cana-de-açúcar, uma das principais atividades econômicas que possibilitou a colonização do Brasil.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas , " Armas germes e Aço Conquista", " Construindo um Império - Os Astecas  ", " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente " , encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
2 5 2