Respostas

2014-05-05T23:24:24-03:00
O sistema urinário é formado por rins, bexiga, uretra, ureteres.
Tem um papel muuuuuito importante no nosso organismo: elimina o excesso de água no nosso organismo; produz, armazena e elimina a urina; auxilia na produção de hemacias, equilibra a quantidade de minerais, etc.
2 3 2
A melhor resposta!
2014-05-06T10:39:36-03:00
O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar a ureia e outras substâncias consideradas tóxicas para o nosso organismo. Em nosso sistema urinário há um par de rins que recebe o sangue através das artérias renais. Essas artérias se ramificam em várias artérias menores, chamadas de arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas se conecta a um néfron e se ramifica, formando um novelo chamado de glomérulo renal. O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entra nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão, forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como ureia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidade do néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal.  Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulo renal ou néfrico. O túbulo renal é uma das estruturas que compõem o néfron, e é composto por três regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou túbulo reto, e o túbulo contorcido distal. É no túbulo proximal que ocorre, por meio de transporte ativo, a reabsorção de moléculas úteis ao organismo, como glicose, aminoácidos e sais. Após o túbulo contorcido proximal, encontra-se a alça néfrica. Na alça néfrica há dois ramos, um ascendente e outro descendente. No ramo descendente, a reabsorção de água por osmose continua; e no ramo ascendente, os sais são reabsorvidos. Depois do ramo ascendente, encontra-se a parte final do túbulo contorcido distal. As paredes desse túbulo têm permeabilidade variável com relação à água, pois se o corpo precisar de água, as paredes do túbulo se tornam mais permeáveis, saindo mais água para o sangue por osmose. Mas se o corpo não precisar reter água, as paredes ficam menos permeáveis. Nas paredes desse túbulo há células que absorvem dos capilares substâncias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, e as lançam na urina em formação. Ao sair do túbulo do néfron, o filtrado glomerular se transformou em urina, um líquido de cor amarelada composto por ureia e amônia, ácido úrico e sais em menores quantidades.  Nos rins de uma pessoa são produzidos diariamente 160 L de filtrado glomerular, mas graças à reabsorção da água pelo túbulo do néfron, forma-se apenas 1,5 L de urina. Depois de formada, a urina sai dos rins pelos ureteres. Os ureteres são tubos que conduzem a urina até a bexiga urinária. A bexiga urinária é uma bolsa com parede muscular que se localiza na pelve. É na bexiga que a urina se acumula e é lançada para fora através de um tubo chamado de uretra. Em um adulto, a bexiga tem capacidade para acumular até 300 mL de urina.



1 5 1