Respostas

2014-05-06T01:18:48-03:00
Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é, já ideologia, no senso comum, significa ideal e contém um conjunto de idéiaspensamentos,doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
2 3 2
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-06T16:34:18-03:00
CULTURA

Cultura e ideologia talvez sejam os conceitos mais amplos das ciências sociais, com diferentes definições.
O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Félix Guattari, pensador francês (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de "cultura" em três grupos, por ele designados cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.
Cultura-valor é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de "cultivar o espírito". O segundo significado, designado cultura-alma coletiva, é sinônimo de "civilização". O terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde à "cultura de massa".

IDEOLOGIA

A ideia de cultura nasce da análise das sociedades antigas, mas o conceito de ideologia é um produto essencialmente moderno, pois antes da Idade Moderna as explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pensamento religioso.
Uma das principais ideias sobre ideologia foi expressa por Francis Bacon (1561-1626), em seu livro Novum organum (1620).
O termo ideologia foi utilizado inicialmente pelo pensador francês Destutt de Tracy (1754-1836), em seu livro Elementos de ideologia (1801), no sentido de "ciências da gênese das ideias".
1 5 1