Respostas

2014-05-06T14:05:44-03:00
A Revolucao de Outubro  Lenin tornou-se novamente o lider dos bolcheviques, cujo programa priorizava a distribuicao de terras aos camponeses, a direcao das fabricas pelos comites operarios, a autonomia para as nacionalidades oprimidas pelo Imperio Russo, a saida imediata da Russia da guerra e a entrega do poder aos sovietes.  Em outubro de 1917, no calendario russo (novembro no calendario ocidental), os bolcheviques tomaram o palacio de inverno, depuseram o governo de Kerenski e convocaram o II congresso dos sovietes.  Os sovietes, sob a lideranca  de Lenin e do intelectual marxista Lev Davidovitch Bronstein, chamado trotski, assumiram o poder. O partido bolchevique foi tranformado em partido comunista  e, ferindo os interesses da burguesia e das grandes empresas estrangeiras que atuavam no pais, decretou importantes medidas revolucionarias: . a russia retirou-se da guerra mundial, ainda em 1917. em marco do ano seguinte, o novo governo assinou com a alemanha o tratado de brest-litovsk, pelo qual a russia perdia a Polonia, a Bessarabia e os territorios balticos (Letonia, Estonia, Lituania e Finlandia); . ferrovias e bancos foram nacionalizados, terras foram divididas e distruidas entre os camponeses, e a producao nas industrias passou a ser controlada pelos operarios; . declarou-se o direito de autodeterminacao das nacionalidades que formavam o antigo imperio russo; . foi criado o EXERCITO VERMELHO, comandado por Trotski e encarregado de combater os inimigos da revolucao (oficiais czaristas, aristocratas, burgueses apoiados por forcas armadas francesas, americanas, japonesas e inlgesas), que formavao o EXERCITO BRANCO. As dificuldades geradas pela guerra contra os adversarios da revolucao e os rumos tomados pelo partido bolchevique, no entanto, entre outros fatores, em pouco tempo conduziram a russia para o novo totalitarismo.
2014-05-06T14:22:10-03:00
A guerra civil, deflagrada pela chegada dos bolcheviques ao poder, opôs "vermelhos" aos "brancos" (antibolcheviques) entre os anos de 1917 e 1921. Estes reuniam, no momento de maior amplitude do conflito, partidários do regime imperial deposto em fevereiro de 1917, os mencheviques e seus aliados políticos, forças militares estrangeiras (ingleses, franceses, japoneses e norte-americanos), além de um bem armado contingente de soldados tchecos (a Legião Tcheca) que cruzando a Rússia para ir lutar contra os alemães, acabaram retidos pela revolução e por esta guerra civil. 
Os bolcheviques organizaram um exército propriamente dito - o Exército Vermelho sob o comando de Trótski, para substituir milícias e grupos irregulares de voluntários então existentes e implementaram, no campo econômico, o chamado "Comunismo de Guerra", pelo qual assumiram o controle total das atividades produtivas. Por este mecanismo eles conseguiram não só aumentar a oferta de recursos materiais para o esforço de guerra, como puderam direcionar com mais eficiência o pouco que dispunham. Anulando o mercado e estabelecendo uma economia de controle centralizado, os bolcheviques dispunham de uma maior capacidade de organização e distribuição de matérias primas, alimentos, combustíveis e recursos humanos. 
Deve-se lembrar também, que os bolcheviques enfrentavam, nas fases iniciais da guerra diversos inimigos que lutavam separados e desorganizadamente, ao mesmo tempo em que eles, bolcheviques, tinham uma área muito menor para defender - as cidades de Petrogrado e Moscou com suas adjacências, principalmente, e alguns bolsões esparsos no país. Já os brancos, não raro, lutavam não só contra os vermelhos como entre si, já que o general Kornilov e o almirante Kolchak ambicionavam a tomada do poder. 
E, finalmente, com o passar do tempo e com o encerramento da 1ª Guerra Mundial, a opinião pública dos países intervencionistas pressionaram pelo retorno das suas tropas e estas, também demonstravam claramente sua insatisfação recusando-se a lutar ou fazendo-o com pouco ou nenhum empenho. Não raro, trabalhadores em geral e portuários em particular, também ajudaram por meio de atrasos, manifestações, greves e sabotagens, dificultando o esforço intervencionista das potências capitalistas aos brancos.
Source:Trótski - o profeta armado - de Isaac Deutscher; Os anos vermelhos - Daniel Aarão Reis Filho.