Respostas

  • Usuário do Brainly
2015-01-19T20:33:15-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
revolta de Beckman (Nome originado do lideres do movimento, Tomás e Manuel Beckman) foi um conflito ocorrido em 1684, envolvendo comerciantes, proprietários rurais e grande parte da população que lutavam contra monopólio comercial da companhia de comércio do Maranhão. As consequências do movimento foram as as prisões dos revoltosos bem como a morte dos irmãos Beckman.


A guerra dos emboabas foi um conflito envolvendo bandeirantes paulistas e emboabas (que eram portugueses vindos de partes diferentes do Brasil), ocorrido em Minas gerais, de 1707 a 1709. Entre os motivos para o confronto estão a intensa exploração do ouro mineiro, que haviam sidos descoberto a pouco tempo. A consequência do conflito foi a derrota dos bandeirantes bem como a criação das capitanias de São paulo e Minas de ouro.


A guerra dos mascates foi um conflito envolvendo  comerciantes de Recife  (na época denominados de Mascates) e os senhores de engenho de Olinda, cidade que era sede do Governo, de 1710 a 1711. Entre as causas do conflito está a acirrada busca pelo controle político de Pernambuco.


A guerra de Felipe dos Santos (que também é denominada como revolta de vila rica) foi um movimento de caráter nativista, que ocorreu em Minas gerais durante o ciclo do ouro brasileiro, em 1720. Entre os motivos para esse movimento está a intensa insatisfação popular perante os impostos cobrados (cobranças que eram feitas pelas Casas de fundição), punições e as fiscalizações praticadas pela coroa portuguesa.O líder do movimento Felipe dos Santos Freire, que era um grande fazendeiro da região, e insatisfeito com tais medidas impostas pela coroa portuguesa, decidiu se mobilizar fazendo os seus discursos, e com isso conseguiu  adquirir a atenção e a confiança das camadas populares e da classe média. 
1 5 1