Respostas

2014-05-06T16:45:14-03:00
Revolução Russa=A Rússia promoveu uma experiência revolucionária que marcou a trajetória do século XX. Já no século XIX, Karl Marx indicava que as desigualdades do sistema capitalista abririam portas para que as massas trabalhadoras viessem a tomar o poder. No entanto, a convocação dos trabalhadores em torno dos ideais de Marx parecia ser uma possibilidade remota em face ao desenvolvimento dos Estados liberais enriquecidos pelo favor dado às classes burguesas. 

No entanto, a ocorrência da Primeira Guerra Mundial veio a trazer uma possibilidade revolucionária que estremeceu essa ordem cingida pela burguesia capitalista. No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico onde as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. 

Nas cidades, a burguesia tinha um papel político limitado e não tinha apoio devido para a configuração de uma economia industrializada. O parque industrial desenvolvido na Rússia, em grande parte, era fruto da entrada de capitais de investimento estrangeiros interessados em ampliar mercados e reduzir custos de produção. A classe operária, proveniente do tímido processo de industrialização, não tinha força política suficiente para exigir direitos. 

Os gastos com a Primeira Guerra agravaram a situação econômica do país, potencializando o clima de insatisfação e mudança. Os sovietes, grupos de organização dos trabalhadores, se transformaram em grandes centros de discussão política. A partir da organização dessas pequenas unidades, a revolução foi possível e instituiu um novo poder na Rússia. Depois de consolidada, as teorias socialistas tiveram que se defrontar com os desafios mais imediatos de uma situação histórica nunca antes vivenciada. 

Segundo alguns pensadores, o que se viabilizou no interior da Rússia foi um Estado cada vez mais distanciado dos princípios pautados por Marx e Engels. O Estado ganhou cada vez mais força, impedindo o florescimento de uma sociedade comunista. Mesmo não podendo constatar uma resposta conclusiva para tal perspectiva, não podemos deixar de vislumbrar como esse fato histórico inspirou outros movimentos de caráter socialista e comunista ao redor do planeta.
2014-05-06T16:58:02-03:00
A Revolução russa teve muita coisa então vou tentar resumir o máximo possível. 

Primeiramente  Rússia no século XX era um país de economia atrasada e dependente da agricultura. 

♣Rússia Czarista. 

Os trabalhadores rurais viviam em extrema pobreza pagando altos impostos para o sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista. No ano de 1905 Nicolau II, no conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Desde daí os bolcheviques começam a preparar a revolução socialista na Rússia. 

♣A Rússia na primeira Guerra Mundial. 

Faltava alimentos, empregos, salários dignos de democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa Guerra Mundial. 

Pelas constantes greves trabalhistas em  1917 Nicolau II foi retirado do governo assim dando lugar á Kerenski (menchevique) como governo provisório.

A Revolução Russa de outubro de 1917 
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo.

A formação da URSS 
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mas, após tudo isso o Partido comunista ainda sim reprimia as manifestações que não fossem socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.