Respostas

2014-05-06T17:11:33-03:00
O trabalho escravo de antigamente era predominante em praticamente todos os lugares, fazendas, comércios, etc, e a escravidão hoje em dia é crime, e não predomina no Brasil, ainda é existente em algumas áreas, mas se o responsável por escravizar os homens, mulheres, ou crianças, será punido.
2 3 2
A melhor resposta!
2014-05-06T17:19:47-03:00
A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

3 5 3