Respostas

2014-05-06T23:54:43-03:00
Senso crítico é a capacidade que um indivíduo tem de criar sua própria opinião, independente do senso comum.

SENSO COMUM é o conhecimento empírico aquele que a gente adquire atravez das experiência.É o modo de pensar da maioria das pessoas. Ex.: Pelé, o maior jogador do mundo; A morte, é o destino de todos; etc...

para que estudar a filosofia? Talvez a filosofia sirva para não aceitarmos mais como tão evidentes as idéias, os fatos, as situações, o comportameto que sempre temos sem antes compreendê-los racionalmente; ou seja, sair do senso comum de todas as coisas e partir para uma atividade de reflexão mais filosófica, crítica, interrogando a nós mesmos a fim de sabermos por que cremos no que cremos. A filosofia contribui abrindo novos olhares para a sociedade emergente do séc. XVIII: a capitalista. (...)" 

1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-07T09:18:49-03:00
Senso Crítico? É a capacidade do homem de fazer julgamentos de forma racional , quando uma pessoa tem senso crítico ela sempre analisa , pondera, vê  busca outros modos de pensar.

Senso comum ? É uma atitude de aceitar as coisas sem questionamento prévio , exemplo uma conclusão de senso comum é que o sol gira em torno da Terra.

Por que estudar filosofia? Ao estudar filosofia o indivíduo se distância da visão ingênua porque a filosofia promove  a transcendência humana.
1 5 1