Respostas

A melhor resposta!
2014-05-07T16:12:56-03:00
Para calcular a razão, pode usar a fórmula de termo geral de toda PA:
an = a1+(n-1).r
Ou usar a lógica, note:
(2,4,6,8...)
Faça o segundo termo menos o primeiro:
4-2 = 2
O terceiro menos o segundo:
6-4 = 2
Então perceba que a razão é dois, pois os números estão aumentando a cada dois, e é uma PA crescente. 

2 5 2
Como usar a fórmula de termo geral da PA para calcular a razão ?
só substituir os valores, mas não há tanta necessidade, pois subtraindo os termos encontra a razão mais rapidamente e facilmente :)
Obrigado :D
Por nada:D
2014-05-07T16:14:49-03:00
Para calcular a razão de um PA basta fazer o A2 menos o A1. Exemplo:
Em uma PA (2,8,14...) para descobrir a razão é só fazer 8-2 que vai dar 6. Então a sua razão é 6.
Espero ter ajudado :)
1 4 1