Respostas

2014-05-07T17:39:16-03:00
O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. O marxismo é uma forma específica de comunismo - uma teoria política e econômica que se concentra no trabalho e nas classes sociais. Ele geralmente é visto como o oposto do capitalismo, que se baseia em investimento financeiro e em negócios empresariais. É atribuído ao filósofo Karl Marx, cujos livros datados do século 19 trazem a fundação da teoria. Muitas filosofias relacionadas têm crescido e feito adaptações a partir das ideias de Marx, como leninismo, trotskismo, stalinismo e maoismo. Os três principais conceitos do marxismo são o conflito de classes, o materialismo histórico e a teoria do valor-trabalho.


1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-07T17:43:15-03:00
Sistema filosófico criado por Karl Marx e Engels, é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas,políticas e sociais simplificando, o marxismo é uma método socialista que visa a superação do capitalismo em uma sociedade mais igualitária e justa denominada comunismo(ou comunista).
É o sistema de ideias e da doutrina de Marx. Marx continuou e desenvolveu plena e genialmente as três principais correntes ideológicas do século XIX, pertencentes às três nações mais avançadas da humanidade: a filosofia clássica alemã, a economia política clássica inglesa e o socialismo francês, em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas em geral.
O marxismo contém princípios metodológicos peculiares que o distinguem da ciência social "burguesa". A diferença tem sido caracterizada de diversas maneiras: o marxismo é científico e materialista, enquanto a teoria burguesa é idealista e ideológica; o marxismo é holista, a teoria burguesa, individualista; o marxismo é dialético e histórico, a teoria burguesa é linear e estática; o marxismo é antiempiricista e antipositivista, enquanto a teoria burguesa é empiricista e positivista. Essas qualificações variam consideravelmente em sua substância, mas existe um ponto de vista quase consensual de que há uma ruptura metodológica irreconciliável entre o marxismo e as teorias rivais. 
3 4 3