Respostas

2014-05-07T19:00:00-03:00
1 - Automação de Tarefas   Considerando os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, é possível afirmar que praticamente qualquer tarefa pode ser automatizada pela domótica, tarefas como irrigação de jardim controlada por temporizadores ou por sensores de umidade e nível,  abertura de cortinas com hora programada ou pela luminosidade, dentre outras.

2 - Iluminação A aplicação da domótica na iluminação vai desde o uso de temporizadores e sensores de presença para controlar o acionamento de lâmpadas, minuteria (desligamento temporizado de lâmpadas em corredores e escadas a medida), iluminação com 2 ou mais ambientes, dentre muitas outras possibilidades.

3 - Segurança A aplicação da domótica em segurança é bem ampla, pode-se usar uma infinidade de sensores como de pressão, temperatura, fumaça, nível para alertar sobre qualquer condição adversa no ambiente como incêndios vazamentos de gás, enchentes dentre outros, e em conjunto com um controlados, CLP ou relé inteligente tomar alguma ação como desligar a energia, acionar dispositivos, alguns dispositivos mais modernos permitem comunicação via linha telefônica ou GSM podendo notificar o corpo de bombeiros ou defesa civil automaticamente. Alguns dispositivos como relés de proteção, podem ser utilizados isoladamente para desligar circuitos em caso de falhas na tensão, corrente, temperatura dentre outras grandezas de atuação. Outro uso dentro da aplicação da domótica na segurança residencial é no controle de acesso da residência, utilizando sensores como de abertura de portas, presença, câmeras de segurança, controle de abertura de portas e outros níveis de acesso. assim como citado acima alguns dispositivos podem avisar diretamente a policia em caso de invasões As aplicações de domótica em segurança residencial são inúmeras porém não nos aprofundaremos muito aqui, isso fica para um próximo artigo.

4 - Climatização Em automação residencial podemos utilizar sensores como de temperatura, presença e até mesmo de umidade, para controlar a temperatura e umidade no ambiente,  esse sensores podem enviar sinal a um controlador que liga ou desliga equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, climatizadores, e umidificadores conforme o valor referencial definido pelo usuário. temporizadores e programadores horários também são utilizados para o acionamento desses aparelhos.

5 - Economia de Recursos Todos esses recursos de controle  e monitoramento utilizados em conjunto, podem proporcionar uma massiva economia de recursos como energia e água em uma residência. Por exemplo, desligar luzes após um determinado intervalo de tempo em que sensores de presença não registrem ninguém no ambiente, torneiras temporizadas dentre outros.