Respostas

2014-05-07T20:36:24-03:00
  Em sentido mais geral, a cultura de todos os sistemas sociais inclui uma ideologia que serve para explicar e justificar sua existência como estilo de vida, seja uma ideologia com raízes na família, que define a natureza e a finalidade da vida familiar ou uma ideologia religiosa que serve de base e prega um sistema de vida em relação a forças sagradas.
2014-05-07T20:38:04-03:00
 A presente dissertação tem o objetivo de investigar a forma pela qual o ato de ler textos em língua estrangeira se constitui numa situação pedagógica específica, qual seja, aulas de leitura em língua estrangeira (inglês) ministradas pelo autor dessa dissertação em uma instituição católica em Belo Horizonte. Procuramos também investigar se a religiosidade constitutiva desta situação pedagógica exerceu algum tipo de efeito na constituiçãodo ato de interpretação textual. Os resultados a que chegamos indicam que é no jogo histórico do discurso, isto é, no interdiscurso,que a interpretação se constitui.Mais especificamente,constatamos que é entre uma discursividade pedagógica e uma discursividade religiosa que a leitura de textos em língua estrangeira se configurou nas aulas que analisamos.Em relação às determinações de sentido do discurso religioso católico, constatamos que a ideologia religiosa exerce efeitos relevantes na fonna pela qual os atos de leitura aqui investigados se constituem. Nossa análise indicou que, no tratamento da opacidade dos textos em língua estrangeira, a ideologia religiosa promove uma configuração específica tanto do autor quanto do texto: o autor se configura como "consciência", enquanto que o texto se constitui como se fosse possuidor de uma verdade intrínsecaà letra: a verdade de Deus. Entretanto, pudemos vislumbrar o fato de que, apesar da constituição ideológica da interpretação no interdiscurso, os sujeitos envolvidos na situação pedagógica analisada continuam colocando em cena significações novas e inesperadas, para além da determinação histórico
 e sentidos.
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