Respostas

2013-06-17T02:03:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A função seno pode ser explicada no triângulo retângulo e no círculo trigonométrico.

a) no Triângulo retãngulo:

Todo triângulo retângulo tem um lado maior que os outros dois. Este lado chama-se hipotenusa, os outros dois são os catetos.

Este tipo de triângulo tem sempre um angulo reto (90 graus) e dous agudos (menores do que 90 graus)

Se você considerar um destes ângulos agudos, observará que existe um lado que se opõe a ele, isto é, fica de frente para ele.

Bem, se você puder medir (ou tiver esta medida) o comprimento deste lado e a medida da hipotenusa, obterá o seno do ângulo considerado, dividindo a medida do cateto oposto pela hipotenusa.

 

 

No Circulo Trigonométrico, que é um círculo com raio unitário, isto é, raio=1 unidade qualquer de comprimento,  com centro na origem de um sistema de coordenadas cartesianas, se você considerar um ponto sobre a circunferência (perímetro) do círculo, este ponto determinará um arco desta circunferência. A ordenada (eixo vertical) deste ponto é o seno do arco determinado. Uma reta que passa na origem do sistema e o eixo horizontal formam um ângulo. Por definição o seno do arco é o mesmo seno do angulo.

Difícil?