Por que o fermento faz o pão crescer ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

2
Ele é composto de seres vivos: fungos microscópicos - chamados leveduras - que se alimentam de açúcar, liberando gás carbônico e álcool. Quando a massa é aquecida no forno, as leveduras se multiplicam, ingerindo o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a citada liberação de gás carbônico - que é o responsável pelo crescimento da massa - e de álcool, que confere sabor ao pão, bolo ou torta.

Respostas

2014-05-07T20:52:32-03:00
Porque o fermento tem bacterias(boas) ou seja leveduras que provoca bolhas de gas dentro dos alveolos formados pela massa do pão.
2014-05-07T20:53:51-03:00
Somente o fermento não serve, fermento é nada mais do que fungo (Fermento Biólogico). Como ele vai ao forno ele libera CO2 ( o que faz o pão inchar ), alcool que é liberado e evaporado . Mas enfim , o pão não pode estar em contato com o O2 porque o Fungo vai parar de fazer fermentação daí o pão "murchar" . Enfim , essa reação envolve reações químicas , mas resumindo é isso , é o CO2 que é liberado pelo fungo que faz fermentação que faz o pão crescer quando é levado ao forno