Pelo fato de muitas meninas terem feito essas perguntas (Sendo que essas meninas são do meu grupo de estudo) Peço a Ajuda de vocês.

1. O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua fianlidade, portanto, é estritamente humorística. Leia-o.


Causo de mineirim
Sapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô! (http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/engraçadas)

a) O textos apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o texto?
b) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?
c) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

5. O programa “Fala, maluco”, de uma rádio paulistana, promoveu um concurso de gírias para premiar autores de frases curiosas produzidas no linguajar dos jovens e das ruas. Leia, a seguir, as frases premiadas e transcreva-as na variedade padrão.

a) “Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área.”
b) “Aê, tô zarpando fora que fiquei de cruzar com uns camaradas pra colar num pico classe A.”
c) “Aê, Tuquinha, se liga, lagarto, que eu vou marcar uma mão pra você devolver minha lupa.”
d) “Dani, para de ser mamadeira e arruma um trampo logo.”
e) “Digo, se liga, você é mó talarico. Tentou furá os zoio do maluco da minha quebrada. Se liga, meu!”

2
1a .Dialeto mineiro. b.A junção das palavras. c.linguagem oral, ex: sapassado

Respostas

2014-05-07T21:03:57-03:00
5.a- muita correria no meu trabalho, mas tudo bem. Vou ir para minha casa, comer e falar oi pro pessoal.
b. To saindo daqui, fiquei de encontrar uns amigos, para sair.
c. Vou marcar um dia para você devolver meu óculos.
d. Dani, para de ser folgada e começa a trabalhar logo.
18 4 18
Por via das duvidas, a Senhorita saberia a 1 ? ...
A melhor resposta!
2014-05-07T21:15:56-03:00
A) O textos apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o texto?
 O dialeto caipira

b) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?
A junção das palavras, a concordância de número com o artigo

c) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

Linguagem oral, pois a linguagem escrita não varia de acordo com os dialetos da lingua, ela é padronizada. "
sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô! "

5- 
a) “Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área.”
A maior correria no serviço hoje, mas tudo bem. Irei para casa comer e dar um olá para o pessoal.

b) “Aê, tô zarpando fora que fiquei de cruzar com uns camaradas pra colar num pico classe A.”

Estou indo embora pois  combinei de encontrar com um pessoal para sair.

c) “Aê, Tuquinha, se liga, lagarto, que eu vou marcar uma mão pra você devolver minha lupa.”

Então Tuquinha, marcarei com você para que devolva a minha lupa.

d) “Dani, para de ser mamadeira e arruma um trampo logo.”

Dani, já está na hora de encontrar um serviço

e) “Digo, se liga, você é mó talarico. Tentou furá os zoio do maluco da minha quebrada. Se liga, meu!”

Digo, entenda que você é muito desonesto. Tentou se encontrar com a mulher de um homem da minha vizinhança. Isso está errado!
23 4 23
NathalyCristine Muito Obrigada por sua resposta. :)