O Brasil avançou, mas permaneceu na oitava posição entre 18 países da América Latina analisados em um Índice de Desenvolvimento Democrático da região em 2013, recebendo elogios por reagir à corrupção, mas críticas por causa de seu nível de violência. Entretanto, o ranking, organizado pela Polilat, uma empresa de consultoria política da Argentina, e pela Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, apontou que o índice de democracia na região como um todo caiu. O índice foi compilado levando em conta 80 indicadores de órgãos internacionais relacionados à democracia, incluindo indicadores associados ao que define como “Democracia do Cidadão”, medindo o grau de liberdades civis e direitos políticos, e “Democracia das Instituições”, associados à construção de sistemas institucionais e políticos mais fortes.
FONTE: STEINBERGER, Albert. Brasil avança, mas fica em 8º em ranking de democracia na América Latina. 2013. Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131002_desenvolvimento_democratico_america_latina_as_mm.shtml>. Acesso em: 2 maio 2014.

Ao observar o fragmento extraído do texto teórico intitulado Brasil avança, mas fica em 8º em ranking de democracia na América Latina, de Albert Steinberger, pode-se depreender que:

2
Resposta: A informação veiculada confirma um sensivel desenvolvimento...
A informação veiculada confirma um sensível desenvolvimento
I - O fragmento textual apresenta um aspecto positivo, contudo finaliza com uma crítica à postura do Brasil frente à mobilização social.
I - O fragmento textual apresenta um aspecto positivo, contudo finaliza com uma crítica à postura do Brasil frente à mobilização social.
resposta correta I e II pois acabei de fazer ela

Respostas

2014-05-07T22:06:43-03:00
Acho que é um sensivel desenvolvimento no brasil
1 1 1
2014-05-08T16:14:35-03:00
Resposta> A informação veiculada confirma um sensível desenvolvimento do país, no que se refere à democracia, contudo o que se apresenta de mais significativo é sua estagnação