Respostas

2014-05-07T22:50:02-03:00
Os países denominados subdesenvolvidos, ou Sul pobre, tem histórias semelhantes, com pelo menos três pontos em comum: 

- quase todos foram colônias e como tal viveram por inúmeros séculos em função de suas metrópoles. Exemplo: Nigéria(África) e Brasil (América). 

- foram invadidos culturalmente por hábitos e valores provenientes dos países ricos, e perderam muitas de suas tradições e referências. 

- depois de conseguir a independência política tornaram-se presas do imperialismo, que agiu com grande liberdade nas ex-colônias, pois contou com o apoio das autoridades locais. 

Desigualdades sociais 

No mundo todo há pessoas ricas e pobres. No entanto no Sul a desigualdade social é muito maior do que no Norte. Segundo fontes do banco Mundial dos Estados Unidos da América, em 1995, a renda dos 10% mais ricos era cerca de 4 vezes maior do que a dos 40% mais pobres.
No Brasil essa diferença chegava a 20 vezes, fazendo do nosso país um campeão mundial em concentração de renda. Com o passar do tempo à tendência é só de aumentar tal desigualdade, o que já é um fator critico para o desenvolvimento, irá se torna uma bomba pronta a explodir.
A melhor resposta!
2014-05-08T01:30:44-03:00
Norte x Sul, é uma regionalização econômica, bastante usada atualmente para designar a condição econômica dos países, se ricos ou pobres. O Sul é pobre, subdesenvolvido, com profundas desigualdades sociais. Porém não é homogêneo, ou seja, o nível de desigualdade e pobreza é variável - alguns são berrantes, outros não. Esse critério de regionalização é diferente do critério geográfico, que utiliza a Linha do Equador para separar o norte do sul. Portanto, é possível ter países do Sul, mesmo no hemisfério norte.
2 5 2
Disponha....
obg, eu queria resumo não oq é.