Respostas

2014-05-07T23:01:38-03:00
Pronomes servem para substituirem um nome. 
ex:
Estas flores soa sua?
nesse caso ESTA é um pronome demostrativo
eles estao divididos em pronomes:
pessoais
demonstrativos
indefinidos
relativos
possesivos
tratamento
interrogativos
A melhor resposta!
2014-05-07T23:08:21-03:00
São palavras que representam os nomes dos seres ou de determinam indicando a pessoa do discurso. 
Pronomes pessoais: palavras 
que substituem os nomes e representam as pessoas do discurso - 1° PESSOA: a que fala: eu, nós.  2° PESSOA: a com quem se fala: tu, vós. 3°PESSOA: a pessoas ou coisa de que se fala: ele,ela,eles,elas.

Pronomes retos: Funcionam, em regra, como sujeitos da oração.

Pronomes oblíquos: Funcionam como objeto ou complementos.
Ex: Eu te convido. (Eu- sujeito, Te- objeto, Convido- verbo)

quadro de pronomes pessoais

Pessoas do discurso        Pronomes retos      Pronomes Oblíquos
1°singular                          eu                            me,mim,comigo
2°singular                          tu                             te,ti,contigo
3°singular                          ele,ela                      se,si,consigo
1°plural                             nós                           nos,conosco
2°plural                            vós                            vos,convosco
3°plural                            eles,elas                   se,si,consigo,lhes,os,as.
1 5 1