Respostas

2014-05-08T14:04:25-03:00
Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento, manutenção da pele e imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.
Vitamina D
É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.
Vitamina E
É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defessa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C
Ela está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares; formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras.Ela age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória.Onde encontrar: acerola,  melão, brócolis, manga, kiwi abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá. 
Vitamina K
É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal, sendo uma vitamina  lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.Quando há alterações nos níveis de vitamina k no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo

Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):

Vitamina B1 (Tiamina) 
Mantém o sistema nervoso e circulatório  em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.Pessoas com deficiência de vitamina B1 apresentam inapetência, baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais grave pode haver comprometimento do coração (Beri Beri)




2 4 2
A melhor resposta!
2014-05-08T15:48:47-03:00
Vitamina A: Para proteger os tecidos epiteliais (pele) e atua na visão.

Vitamina B1: É coenzima na produção de energia através da respiração celular.

Vitamina B2: Coenzima na respiração celular.

Vitamina B6: Coenzima no metabolismo dos Aminoácidos (moléculas de proteína).

Vitamina B12: Age na formação das hemácias e no metabolismo dos Ácidos Nucléicos.

Vitamina C: Atua na síntese do colágeno, protege partes da célula contra oxidação e radicais livres, atua contra o Escorbuto (sangramento das mucosas).

Vitamina D: Facilita a absorção de Cálcio e Fósforo para a fortificação óssea.

Vitamina E: Protege as partes da célula contra oxidação e radicais livres.

Vitamina K: Auxilia na Coagulação sanguínea.

2 5 2