Se o tanque de gasolina de um automóvel tem capacidade de 60 litros e o mostrador do painel está indicando que falta 1/4 para acabar a gasolina,determine:

a)Quantos litros de gasolina há no tanque ;

b)A fração correspondente ao combustível gasto.

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-08T18:56:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para achar a fração correspondente, tem duas opções. Ou você divide 60 por 4 e pega uma parte ou multiplica 1/4 e 60 direto, que você achará a parte correspondente.

a) \frac{1}{4} \cdot 60 = \frac{60}{4} = \boxed{\boxed{15 \ litros}}

b) O tanque tem capacidade para 60 litros. Ou seja, corresponde a uma parte inteira, portanto, simbolizamos como 1. Como utilizamos uma fração do que ainda tem de gasolina, a fração que falta para completar um inteiro (1) é o que foi gasto de combustível.

\frac{1}{4}+x = 1
\\\\
MMC = 4
\\\\
\frac{1}{4}+\frac{4x}{4} = \frac{4}{4}
\\\\
\frac{1}{\not 4}+\frac{4x}{\not 4} = \frac{4}{\not 4}
\\\\
1+4x = 4
\\\\
4x = 4-1
\\\\
4x = 3
\\\\
\boxed{\boxed{x = \frac{3}{4}}}
3 5 3
Atualize a página para ver a resposta corretamente.
2014-05-08T18:57:47-03:00
(a)Ainda restam 25 litros no tanque de gasolinas, pois 1/4=0,25.
(b) Se só resta 1/4 no tanque de gasolina, foi gasto 3/4 da gasolina.

eu acho que é issu .. rs ;) :*