Respostas

2014-05-08T21:08:00-03:00
Oração subordinada é aquele que precisa de um complemento para poder fazer sentido.
a não subordinada ou coordenada: tem seu sentido completo mesmo se estiverem separadas
A melhor resposta!
2014-05-08T21:12:25-03:00
Oração subordinada: Precisa de um complemento para fazer sentido 
Ex: Aguardo sua mensagem. 
Aguardo não é auto explicativa, precisa de sua mensagem para fazer sentido.
Oração Coordenada: Não, necessariamente, precisa de um complemento. 
Ex: Comprei um sapato [para minha irmã].
 Comprei um sapato é auto explicativa. para minha irmã não é obrigatório, pois a frase está 'completa'. 
1 5 1