Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-08T23:53:58-03:00
Dentre os modelos atômicos, o cientista Rutherford através do experimento de emissão de partículas alfa (α) propôs que o átomo teria uma região positiva, no qual estariam o núcleo,prótons e nêutrons, e como também uma região ao redor do núcleo, chamada de eletrosfera, no qual estariam os elétrons de carga negativa.
2 4 2
tanto em física quanto em química, se vê sobre os átomos, no 3º ano do ensino médio verás esse assunto mas em física :)
Ah tá desculpe, é porque estou no 2° ano e vi esse assunto de modelos atômicos ano passado em química por isso achei.
De que o átomo teria estrutura semelhante ao sistema solar. Rutherford ao realizar diversas experiências com emissões radioativas, resolveu bombardear uma fina placa de ouro, quase transparente, com radiações alfa, Rutherford sabia que as partículas alfa eram positivas, e o resultado da experiência causou surpresa; a maior parte das partículas atravessava a folha de ouro sem sofrer desvios, e algumas partículas alfa atravessavam, mas sofriam desvios. (continuando)
E viu-se também que pouquísssimas partículas alfa colidiam com a placa de ouro e voltavam! Segundo Rutherford,".... foi como se ele jogasse um tijolo em uma parede e ele atravessasse..." Como explicar tudo isso?? Ford admitiu que o átomo deveria ter um núcleo pequeno e positivo, contendo praticamente toda sua massa. Os elétrons, negativos, estariam girando ao redor do núcleo, como planetas ao redor do sol. A região ocupada por elétrons foi chamada de eletrosfera.
não precisa ser desculpa Alicia :)