Respostas

2014-05-09T13:24:43-03:00
Membrana plasmática, nucleoide, citoplasma, ribossomos, mesossomo e plasmídeo.
2 2 2
2014-05-09T13:41:18-03:00
Parede celular - envoltório extracelular rígido responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) com a função de proteger a célula contra agressões físicas do ambiente. 

Obs.: Não possui celulose como as das células vegetais. 

     Cápsula - camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose. 

     Membrana Plasmática - mesma estrutura e função das células eucariontes. 

Obs.: Nas bactérias ocorrem invaginações na membrana plasmática que concentram as enzimas respiratórias: os mesossomos

     Citoplasma - formado pelo Hialoplasma e pelos Ribossomos. Ausência de organelas membranosas. 

     Nucleóide - é a região onde se concentra o cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula circular de DNA. É o equivalente bacteriano dos núcleos de células eucariontes. Não possui carioteca ou envoltório nuclear. Além do DNA presente no nucleóide, a célula bacteriana pode ainda conter moléculas adicionais de DNA, chamadas Plasmídios ou Epissomas. 

     Flagelos - apêndices filiformes usados na locomoção. 

     Fímbrias - apêndices filamentares, de natureza proteica, mais finos e curtos que os flagelos. Nas bactérias que sofrem conjugação, as fímbrias funcionam como pontes citoplasmáticas permitindo a passagem do material genético.

1 4 1