Respostas

A melhor resposta!
2014-05-10T01:54:22-03:00
X=(aij)4x2  aij = 2.i²-j
a11 =2.1²-1 = 1
a12 =2.1²-2 = 0
a21 =2.2²-1 = 7
a22 =2.2²-2 = 6
a31 =2.3²-1 = 17
a32 =2.3²-2 = 16
a41 =2.4²-1 = 31
a42 =2.4²-2 = 30

Agora é só montar a matri, ficando assim:
  
X= |1     0|
    |7      6|
    |17  16|
    |31  30|

17 4 17
2014-05-10T02:33:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se X=(aij)4x2, (4 linhas e duas colunas), então o sua lei de forma será a seguinte:

  X=\left(\begin{array}{ccc}a _{11} &a _{12} \\a _{21} &a _{22} \\a _{31} &a _{32} \\a _{41} &a _{42} \end{array}\right)

Se a matriz é dada por aij=2i²-j, temos:

 X= \left(\begin{array}{ccc}2*1 ^{2}-1 &2*1 ^{2}-2 \\2*2 ^{2}-1 &2*2 ^{2}-2 \\2*3 ^{2}-1 &2*3 ^{2}-2 \\2*4 ^{2}-1 &2*4 ^{2}-2 \end{array}\right)~\to~X=  \left(\begin{array}{ccc}2-1&2-2\\8-1&8-2\\18-1&18-2\\32-1&32-2\end{array}\right)

Então a nossa matriz ''X'', vale:

 \boxed{X=  \left(\begin{array}{ccc}1&0\\7&6\\17&16\\31&30\end{array}\right)}

Espero ter ajudado você, tenha ótimos estudos ^^
14 4 14