Respostas

2014-05-09T17:40:38-03:00
O encéfalo é o principal órgão do corpo. Possui uma constituição elaborada e mais admirável do que qualquer máquina já construída. Dos olhos, ouvidos, nariz e pele, o encéfalo recebe mensagens que informam o homem a respeito do mundo que o cerca. O encéfalo também recebe um permanente fluxo de sinais de outros órgãos do corpo que o capacitam a controlar os processos vitais do indivíduo.

O encéfalo controla os batimentos do coração, a fome e a sede. Toda vez que uma pessoa pisca, o encéfalo envia primeiramente uma mensagem aos músculos das pálpebras. Todas as emoções - medo, ira, ódio, amor - têm início no encéfalo. A parte mais importante do encéfalo humano é o cérebro. O encéfalo armazena informações de experiências passadas. Eis por que se pode aprender, recordar, pensar. O encéfalo seleciona e combina mensagens dos sentidos com lembranças e emoções para formar os diversos pensamentos e reações do homem. As pessoas podem falar, resolver problemas difíceis e produzir idéias criadoras por causa do surpreendente desenvolvimento do encéfalo humano. O encéfalo de um bebê de dois a três meses pesa pouco menos de 0,5 kg, ou cerca de 1/10 do peso do seu corpo. Novas células continuam a formar-se no encéfalo até a criança completar um ou dois anos de idade. Mas o encéfalo continua a aumentar de tamanho até a idade de cerca de 15 anos. O encéfalo do adulto pesa aproximadamente 1,4 kg. A inteligência de uma pessoa não depende do peso médio e um retardado mental pode ter um encéfalo muito pesado. O encéfalo humano é mais desenvolvido que o de qualquer outro animal. O encéfalo de um elefante pesa mais que o de um homem, mas é muito mais leve se comparado com o peso do corpo do elefante. O peso de um homem é 40 a 50 vezes maior que o de seu encéfalo. O peso do corpo de um elefante é 500 a 600 vezes maior que o de seu encéfalo.
Composição do Encéfalo. O encéfalo é uma grande expansão do sistema nervoso na parte superior - ou anterior, no caso de outros animais - da medula espinhal. É composto principalmente de neurônios, ou células nervosas; células gliais, ou células de sustentação; e vasos sangüíneos. As células nervosas desempenham as funções do encéfalo, mas constituem apenas uma pequena parte de seu peso. As células gliais formam uma estrutura que sustenta os nervos. Uma densa rede de pequenos vasos sangüíneos alimenta o encéfalo. Cada um dos bulhões de diminutos neurônios é formado de um corpo celular e de certo número de fibras. Essas fibras fazem a conexão do corpo celular com os corpos de outras células. Um neurônio tem em uma de suas extremidades dendritos , ou finas fibras ramificadas. Da outra extremidade, uma fibra única, chamada axônio , sai do corpo celular. Os dendritos e o corpo celular recebem impulsos de outras células nervosas. A célula envia seus impulsos por intermédio do axônio.
2014-05-09T17:41:42-03:00
O encéfalo é composto pelo cérebro e pelo cerebelo.