Atividade/ Questão
Leia o texto a seguir:
A cinco Forças de Porter
Na unidade IV, vimos que o Planejamento Estratégico “empresta” ferramentas da administração clássica para analisar o mercado. Uma delas são as Cinco Forças de Porter, que ajuda a entender a dinâmica da concorrência e mostra os caminhas para proteger a empresa.
- Para Porter (1986), esse modelo considera cinco fatores, as “forças” competitivas, que devem ser estudadas para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizando-se dessas forças em uma empresa, diretores e gestores fazem o possível para evitar fracassos, pois as mesmas afetam a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado. Ele avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria. O entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia.

A Ameaça dos Novos Entrantes fala sobre seu poder diante ao negócio, que pode impedir ou permitir que um concorrente entre no mesmo negócio que você. Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado.
Sendo assim, com base na teoria e de acordo com a ferramenta proposta por Porter, faz parte desse questionamento:
I – O Custo de mudança para um novo entrante no seu negócio, com produto similar, quanto é para você alterar o seu negócio a fim de superá-lo e a Exigências de capital, que analisa o volume de capital do novo entrante para ingressar no seu negócio.
II – As Curvas de aprendizagem de um negócio, já que quando especializado cria uma barreira para seu concorrente entrante; e o Acesso a insumos necessários, sendo eles matéria-prima, produto de revenda ou trabalhado.
III – A Política governamental que determina políticas as quais podem ser padronizados no seu negócio que naturalmente já é um impedimento para os entrantes, como, por exemplo, a lei Sarbanes Oxley ou ainda qualidade de projetos MPS.BR para TI; e a Economia de escala, que figura como um investimento continuamente necessário, em progressão geométrica.
IV – A Propensão do comprador é uma ameaça de substituição de produtos quando ele é influenciado pela mídia, por experiências de outras pessoas, mensagens subliminares ou ideologias devido ao modelo que a empresa X ou Y trabalha. A propensão não está ligada a uma questão das decisões empresariais, trata-se de uma abrangência que atinge a psicologia.
Respostas Objetivas
I, II e III estão corretas
II, III, IV estão corretas
I, III, e IV estão corretas
II e IV estão corretas
III e IV estão corretas

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Respostas

2014-05-10T15:57:30-03:00
Boa tarde Paula
Estou tentando fazer esta questão. Tenho 3 tentativas e já gastei 2. Mas acho que posso te ajudar numa parte. A sequencia I  III e V não é, nem a II e IV. Você encontrando a correta, me passa, pois só tenho mais uma tentativa.

Abcs
Cláudia
Valeu pessoal - resposta correta I, II e III. Obrigada pela ajuda.
Corretissimo.....
pessoal será que alguém consegue me dar uma força com a tarefa que vou mandar no link:
http://brainly.com.br/tarefa/614775
eu estou bem confusa... já fiz duas tentativas e foram erradas... só tenho mais uma chance....