Respostas

2014-05-10T10:38:11-03:00
A forma tradicional de administração trazida do Oriente, juntamente com os métodos americanos de produção desenvolvem um fator característico e único que trazem vantagens que sobressaem sobre a concorrência americana. 
Essa forma familiar garante a liberdade de expressão e convívio de funcionários como membros de uma família, que faz com que o chão de fábrica tenha opinião e voz perante o alto escalão da organização. 
Os coreanos se organizaram e introduziram sua cultura oriental no ocidente, que apesar de ter represarias no início com o tempo foi bem aceita, afinal as pessoas são retraídas e rejeitam mudanças, novos desafios sempre assustam os acomodados, para empresa isso é quebrar paradigmas e não ter medo de arrojar, inovar, buscar novos horizontes e novos métodos, sem medo da concorrência. 
O grande trunfo da Goldstar é trabalhar pessoas! 
Afinal quem não se sente bem quando é aceito e compreendido, ou que é ouvido e vê seus resultados podendo acompanhar de perto suas metas serem atingidas e melhor que isso ser reconhecido, o ego é atingido e os empregados sentem-se felizes por fazer o que fazem. 
As pessoas são as peças principais da empresa, se um ficar doente a máquina pára se não há matéria prima não há produção, e a matéria prima principal para a Goldstar tem sido seus “familiares”. 
A reciprocidade é a fórmula da Goldstar e do modelo coreano de administração, tratar pessoas como pessoas, a dedicação e a lealdade temperam essa fórmula e garantem a união da família, onde acontece um ganha-ganha, que empresa e funcionários vêem vantagens. 
Os incentivos utilizados também refletem a valorização dos esforços para aumento de produção com qualidade dos produtos. 
Mas nem tudo é um mar de rosas, há algumas desvantagens quando trata-se do processo de criação que é limitado e depende de cópias de produtos americanos e japoneses, com isso sempre estão um “passo”atrás da concorrência. Essas cópias têm a vantagem da mão-de-obra barata, mas chegam concorrer com um mercado que já mantém certa lealdade aos produtos americanos e japoneses. 
Quanto a entrada de empresas estrangeiras dentro de território americano, na minha visão há impactos positivos para os consumidores, pois a concorrência de produtos estrangeiros fazem com que benefícios como preços e a qualidade de produtos e serviços sejam disputados e os consumidores só tem a ganhar, por outro lado o país (EUA)perde, pois o resultado de seu produto interno irá parar no exterior, diminuindo assim os investimentos internos do país. 
A política adotada pela empresa Goldstar corresponde a mudanças principalmente de fatores culturais, que motivam e impulsionam a empresa, este espírito familiar inovador tende a trazer grandes resultados, mas necessita sempre ser realimentado e reconhecido pelos “membros da família”.