Um ônibus percorreu 20km a 60km/h e 60km a 90km/h. Determine a velocidade escalar média do ônibus nos 80km percorridos. Considere que, em cada trecho, o ônibus sempre teve velocidade constante. Gabarito: 80 km/h

2
Eu sei como, mas ta sendo resolvido pelo numero máximo de pessoas. :/

Respostas

2014-05-10T00:22:06-03:00
Nos primeiros 20km -> S1 = 20 km; V1 = 60 km/h; T1 = x
Nos últimos 60km -> S2 = 60 km; V2 = 90 km/h; T2 = y
Em todo o trajeto -> S = S1 + S2 = 20 + 60 = 80 km; Vm = z (o que queremos determinar); T = T1 + T2 = x + y

V1 = S1/T1 -> 60 = 20/T1 -> T1 = 1/3 h
V2 = S2/T2 -> 90 = 60/T2 -> T2 = 2/3 h

Vm = S/T
T = T1 + T2 = 1/3 + 2/3 = 1 h
Vm = 80/1 -> Vm = 80 km/h
1/3 h daria 20, e não 30. Não entendi muito bem essa parte
A melhor resposta!
2014-05-10T00:42:08-03:00
Acha logo o tempo das duas viagens: 

Vm=S/T   60=20/T    T=20/60     T¹=0.333

Vm²=S²/T²   90=60/T   T=60/90  T²= 0.666

Faz completo agora:

Vm=S/T    Vm= 80/ T¹ + T²   Vm= 80/ 0.333 + 0.666     Vm= 80/0.999 ( 0.999 é aproximadamente 1 ) 

Vm= 80/1=80Km/h

Espero que tenha ficado claro. ^^
1 5 1