Respostas

2014-05-10T12:11:47-03:00
Floculação 
Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos. 

Decantação 
Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador. 

Filtração 
Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas. 

Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção. 


Cloração 
A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água. 


Fluoretação 
A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária. 


Laboratório 
Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz a aferição de todos os sistemas e também realiza exames especiais como: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plancton. Esses exames são feitos na água bruta, durante o tratamento e em pontos da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor. 

Bombeamento 
Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através de canalizações, segue até as residências.
1 5 1