Um homem de massa 75 kg sobe uma escada com 15 degraus em 10 s. Cada degraupossui 20 cm de altura e 30 cm de comprimento, dada a aceleração da gravidade igual a9.8m/s², determinea) O trabalho da força peso do homem ao subir a escada;b) A potęncia média do peso do homem.

2

Respostas

2014-05-10T20:44:20-03:00
20 cm = 0,2 m
30 cm = 0,3 m

altura total = 15 . 0,2 =  3 m

a) Trabalho = epg

T = m . g . h

T = 75 . 9,8 .  3 = 2205 Joule

b) Potencia = trabalho / tempo

P = 2205  / 10 = 220,5 w
A melhor resposta!
2014-05-10T20:45:38-03:00
Letra a : 

antes de tudo , convertemos as medidas de CM em M

30 cm = 0,3 m
20 cm = 0,2 m

agora calculamos a altura que ele subiu , para isso , é só multiplicar a quantia de degraus pela altura dos mesmos

h = 15 . 0,2
h = 3 m

agora calculamos a força peso do homem em Newtons 

P = m . g 
P = 75 . 9,8 ( valor da gravidade )
P = 735 N

e por fim , calculamos o trabalho da força peso 

T = P . h ( força peso x altura )
T = 735 . 3
T = 2205 J

Letra b : 

Agora , para calcular a potência média usamos a seguinte fórmula : 

Pot =     trabalho dividido por tempo (10s)
        Δt 

Pot = 2205
           10

Pot = 220,5 W
2 5 2