Um corpo de 10 kg parte do repouso sob a ação de uma força constante paralela a trajetória e 5 s depois atinge a velocidade de 15 m/s. Determine sua energia cinética no instante 5 s e o trabalho da força, suposta unica, que atua no corpo no intervalo de 0 s e 5 s.

2

Respostas

2014-05-10T21:07:53-03:00
V= v0 + at

15 = 0 + a . 5

a = 3 m/s²

Vamos calcular o deslocamento do Corpo :

Torricelli :

V² = Vo² + 2.a.d

15² =  0 + 2.3.d

225 = 6 d

d = 37,5 metros


Força = m . a

F = 10 . 3 = 30 N

Trabalho da força resultante = variação da energia cinética

F . d = Ec

Ec = 30 . 37,5 = 1125 Joule

Trabalho = força . deslocamento

T = 30 . 37,5 = 1125 J


1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-10T21:42:23-03:00
Resposta

A energia cinetica

Ec = m.V² /2

Ec = 10.15² /2

Ec = 1125 J

O trabalho

Tem um teorema que diz '' O trabalho é igual a variação de energia cinetica''

W = ΔEc

W = m.V² /2 - m.Vo² /2

W = 10.15² /2 - 10.0² /2

W = 10.225 /2

W = 1125 J
5 5 5