Respostas

2014-05-10T21:07:13-03:00
BLOCOS ECONÔMICOS.
Com a economia mundial globalizada  , a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. 
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. 

ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
É um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito de área livre comércio é estimular o comércio entre países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho, e da vantagem comparativa.

UNIÃO ADUANEIRA
É uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, a demais de outras medidas que conforme uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área. 

MERCADO COMUM
Em tese, a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros deve ser tão livre como dentro do território de cada participante. 
Um bom exemplo de mercado comum é a UNIÃO EUROPEIA.


Espero ter ajudado !! (:
2 3 2