Os blocos econômicos existentes atualmente no mundo apresentam níveis de integração diferenciados. comente o que você sabe sobre as diferenças existentes, por exemplo, entre o Mercosul e a União europeia ?

2
desculpa so sei essa diferença, espero ter ajudado

Respostas

2014-05-11T10:29:30-03:00
Bom a unica diferença que distinguem UE e MERCOSUL e que os países do bloco da união europeia possui uma moeda unificada, enquanto os os países do Mercosul cada um possui a sua própria moeda
1 4 1
2014-05-11T10:31:40-03:00
A UE vêm se desenvolvendo há décadas, desde após a 2a. Guerra Mundial, que terminou em 1945. Era um desejo de união das nações européias, estimulado principalmente pela recente guerra de não mais haver guerra. Essa união, em torno da economia, iniciou-se com 3 países; hoje são 30. Essa união preconizava a diminuição e fim de impostos a produtos vindos das nações integrantes; incentivo econômico; o livre-trânsito de cidadãos europeus de um país para o outro; uma moeda única; unificação da preservação ambiental; sistema de ensino equiparado; uma Corte européia das nações; união de esforços em torno da tecnologia; uma agência espacial européia.

No caso do Mercosul, este bloco teve inspiração européia, mas, está muito atrás das conquistas do Velho Continente. Atualmente há uma profunda rixa entre seus componentes, e, a qualquer tempo o bloco pode se extinguir. Ele havia começado há 20 anos para unir a América do Sul. Começou com 4 países e ao longo dos anos outros países se juntaram. Mas há diferenças profundas entre seus componentes. Brasil e Argentina são industrializados; Uruguai e Paraguai (as nações originais) essencialmente agrários. Recentemente o Paraguai foi "expulso" do bloco por motivos políticos; quando seu quadro político se normalizou foi "convidado" a retornar, mas recusou o "convite". Venezuela e Bolívia também causaram problemas de ordem política por um tempo, mas não foram "expulsos". Há graves problemas econômicos envolvendo Brasil e Argentina.
Em vista de tudo isso não há razão de sobrevida do bloco por muito tempo, se essa situação perdurar.
1 4 1