Respostas

2014-05-11T19:28:44-03:00
Quando se trata de algumas formas verbais, recorrentes dúvidas tendem a surgir, como é o caso dos verbos ver e vir, entre tantos outros. 

Diante disso, as formas ora em questão apresentam semelhanças notórias, contudo constam-se de algumas peculiaridades às quais devemos nos atentar, principalmente quando se tratar da modalidade escrita da linguagem. Para tanto, vejamo-las de modo particular: 

O garoto vem correndo ao encontro de sua mãe. 

Constatamos que a forma verbal representa a terceira pessoa do presente do indicativo do verbo vir (ele). 

Observemos outro exemplo: 

Os atletas vêm afoitos para conquistar o primeiro lugar. 

Identificamos que a forma verbal representa a terceira pessoa do plural, também do verbo vir. Eis que esta se constitui de um traço peculiar – o acento circunflexo. Tal ocorrência decorre da necessidade em estabelecer a diferenciação entre a terceira pessoa do singular, ora expressa sem acento gráfico (vem), da terceira pessoa do plural – demarcada pelo uso do acento (vêm). 

Atenhamo-nos a este outro enunciado: 

Os garotos alegram-se quando veem seu desempenho. 

Agora cremos se tratar de outra forma verbal – a do verbo ver, ora representando a terceira pessoa do plural, que possui duas importantes peculiaridades: 

- a primeira é que a vogal se apresenta duplicada – veem; 

- a segunda é que antes do acordo ortográfico tal forma recebia o acento circunflexo e, depois deste, o acento foi eliminado. Portanto, ao nos referirmos a esta, o correto é dizermos: veem.

Acho que isso pode ajudar..

2 5 2