Respostas

A melhor resposta!
2014-05-11T20:32:49-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Faça assim:

a)  Se a base for um número inteiro:

a) \ 3^{-2}=\frac{1}{3^2}\\
\\
b) \ 5^{-1}=\frac{1}{5}\\
\\
c) \ 2^{-10}=\frac{1}{2^{10}}

b) Se a base for uma fração:

(\frac{1}{3})^{-2}=3^2\\
\\
(\frac{1}{5})^{-1}=5\\
\\
(\frac{2}{3})^{-2}=\frac{3}{2})^2

Veja se entendeu com os exemplos. Se não deixe comentários.
1 5 1
2014-05-11T20:33:52-03:00
Para se resolver potência com expoente negativo , você deve transformar o denominador em numerador e o numerador em denominador e tornar o expoente positivo , bom , vamos com um exemplo : 

5⁻⁴  

→ como 5 não tem denominador , seu denominador será 1 
  ₄ → o expoente se tornou positivo 
1 → o denominador está no numerador
5 → o numerador está no denominador 

agora é só resolver a potência , eleve 1 a 4 e 5 também a 4 

como 1 x 1 x 1 x 1 (1⁴) = 1 , o 1 permanecerá o mesmo
como 5 x 5 x 5 x 5 (5⁴) = 625 , o 5 se transformará em 625

e a resolução será : 

  1  
625

E se a base for uma fração você usa o mesmo método , inverte o denominador e o numerador e torna o expoente positivo 

Exemplo : 

3⁻³  =  5³ = 125
5        3      27
1 5 1
E se a base for uma fração?
nao sei
editado :)
:)