Me ajuda com um Calculo Exemplificado por Gentileza

Para calcular o Lucro obtido com cada litro de gasolina vendido, o gerente de um posto realiza os seguintes descontos a partir do preço de venda: 49,5% de tributos, 36,3% de custo do produto e 8% de custos operacionais. se são vendidos em média 120 mil litros de gasolina por mês a R$ 2,50 o litro, determine o lucro mensal obtido pelo posto com a venda de gasolina

2

Respostas

2014-05-12T18:06:52-03:00
49,5 + 36,3 + 8 = 93,8 %
                            6,2 % lucro

2,50 x 120.000 = R$ 300.000,00

300.000 = 100
     x          6,2

x= 1860000/100
x= 18.600

R= R$ 18.600,00

1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-12T18:07:45-03:00
Se você somar todos os descontos, ou seja as porcentagens dadas, você terá o lucro, concorda?
É simples, por exemplo: 
Ele ganha 100 reais.
Se 93,8% são os gastos, 6,2% será o dinheiro restante, ou seja o lucro, nesse exemplo, o lucro seria 6,20 Reais.

Bom, a porcentagem do lucro então é 100% - ( 49,5% + 36,3% + 8% ) =
É igual a 6,2%

Lucro: 6,2 % (do Total obtido)

Vamos calcular o total obtido:

2,5 reais a cada 1 litro
x Reais para 120 mil litros

(Proporção, regra de três, 120 000 multiplicado por 2,5)
= 300 000

Total Obtido: 300 000 R$
Lucro 6,2 % de 300 000

Lucro = 18 600 R$

2 5 2