Respostas

2014-05-13T02:06:07-03:00
Só se renasce algo que já está morto! O renascimento cultural é o período em que resgatam os conhecimentos da antiguidade clássica e adapta aos padrões da Igreja Católica.
Essas Igrejas, por saber falar latim, muitas vezes controlavam os ditos da bíblia e manipulavam as pessoas a fazendo acreditar que Deus tinha dito aquilo, mas, na verdade, as Igrejas quem faziam com que elas pensassem assim.
As Igrejas limitavam os pensamentos das pessoas. Elas faziam os católicos aceitar uma ideia sem questionar, pois era bem mais fácil acreditar no que foi dito do que provar o contrário e buscar uma outra verdade.
Só que, os camponeses, cansados dessa situação, começaram a pensar: "Se o clero não sofre na terra e já tem o céu garantido, então porque eu tenho que sofrer?". Foi então que surgiu o humanismo.
Humanismo: Serve para nos levar aos questionamentos e a reflexão de determinados assuntos. O humanismo criou as ciências; matemática (usando lógica), história (comparações do passado com o presente).
Daí apareceu Dante, um homem que, depois de perder sua mulher para a Igreja Católica, se revolta e tenta desmascarar a Igreja, então ele escreve um livro em idioma local para que os camponeses pudessem ler e ter conhecimento de certos assuntos.

Espero ter ajudado, esse é meu assunto preferido de história *---*
1 5 1
2014-05-13T07:32:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

O Renascimento - também chamado de "a Renascença" ou  Renascentismo -  é o período entre o final do século XIV e começo do século XVII da história da Europa.

Trata-se de uma época na qual a herança cultural de Roma e da Grécia foi redescoberta, de maneira que os artistas e os sábios buscavam inspiração nas obras antigas dos romanos. Muitas dessas obras foram obtidas nas bibliotecas das cidades muçulmanas durante a guerra da reconquistas, sendo traduzidas do árabe para o latim. Desse modo é que Aristóteles e Platão chegaram até nós.

Outro fator importante foi a peste, que na incapacidade da religião em resolver o problema, abriu caminho para uma investigação mais objetiva da realidade. Além disso, houve o retorno do comércio após a quarta cruzada, permitindo que novos artigos chegassem à Europa, sendo o acesso às especiarias controlado por cidades italianas que enriqueceram enormemente, favorecendo os mecenas, ricos exibicionistas que financiavam artistas e cientistas para gerarem obras para se destacarem dos demais.

O fim do Império Bizantino e o domínio de Constantinopla pelos otomanos também possibilitou que sábios e artistas se refugiassem nas cidades italianos, fomentando o "caldeirão cultural" que se formou por lá.

Nesse sentido, as principais características do Renascimento foram a valorização da cultura greco-romana, da inteligência, do conhecimento, o antropocentrismo, bem como um maior destaque à razão e à natureza.

Entre as consequências desse período podemos citar o surgimento e fortalecimento das bases para a ciência e a tecnologia modernos, bem como quadros emblemáticos, como a Mona Lisa (ou La Gioconda), de Leonardo da Vinci.

Sugiro, para complementar essa resposta, que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas ", " Construindo um Império - Mundo de Da Vinci - Renascimento ",   e " RENASCIMENTO CULTURAL  ", facilmente encontrados no you...tube.

Bons estudos!
1 5 1