Respostas

2014-05-13T13:21:24-03:00
O endométrio é a membrana mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas e estimulado por hormônios ovarianos chamados estrogênio (produzido pelos folículos) e progesterona (produzida pelo corpo lúteo ou amarelo), tem um aumento na sua espessura devido à grande concentração destes hormônios no sangue (ocorrendo o contrário na menstruação).

O ciclo menstrual de uma mulher começa no 1º dia em que ela menstrua e vai até o último dia antes da próxima menstruação. O ciclo menstrual ocorre todos os meses e dura em torno de 28 a 30 dias, e a menstruação pode durar em média de 3 a 5 dias. O ciclo menstrual pode ser dividido em fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.

Durante a fase folicular do ciclo menstrual, o FSH (hormônio folículo estimulante) estimula o desenvolvimento de um folículo no interior de um dos ovários, o qual a seguir produz um óvulo maduro. Nessa fase a mulher começa a sentir mais feminina, sensível e até a pele fica mais bonita. O corpo da mulher se prepara para uma gravidez, o endométrio (camada interna do últero) se engrossa para receber um óvulo fecundado.

A fase ovulatória ocorre quando o óvulo é liberado do ovário, processo denominado ovulação, que em geral se dá na metade do ciclo, ou cerca de 14 dias após o primeiro dia de menstruação da mulher num ciclo típico de 28 dias.

Após a ovulação, ocorre a fase lútea, onde o folículo ovariano começa a produzir um hormônio chamado progesterona, e passa a denominar-se corpo lúteo. A progesterona, juntamente com o estrogênio, rege o desenvolvimento do revestimento do útero - o endométrio - a fim de prepará-lo para a chegada de um óvulo, que no interior da tuba uterina, é fertilizado pelo espermatozóide do homem. Dá-se ao óvulo fertilizado o nome de embrião. Se não houver implantação do embrião no útero nas duas semanas seguintes à ovulação, ocorre a redução dos hormônios e a descamação do endométrio e tem início a menstruação da mulher, recomeçando o ciclo.