Respostas

A melhor resposta!
2014-05-13T14:12:49-03:00
Trabalho infantil

Séc. XIX – exploração do trabalho infantil – mais submissas que os adultos, recebiam salários bem mais baixos e podiam se movimentar por espaços estreitos (imagem p.25).
>> exploração do trabalho infantil (quanto menor a idade, menor o salário...)

As crianças ficavam cansadas e sonolentas; não acompanhavam a velocidade das máquinas; a solução era mergulhar a cabeça em água fria para manterem-se acordadas; eram punidas por atrasos ou conversas; algumas eram acorrentadas e presas (foto p.25 – Thomas Savage).
Revolta dos operários
Constantemente havia revoltas contra essa situação, individuais ou coletivas; entretanto, não havia outro trabalho a fazer.
Inglaterra séc. XV – quem não trabalhava era visto como vagabundo pelas autoridades – era açoitados e tinham a metade da orelha cortada; alguns eram condenados à morte por traição ao Estado.

Destruidores de máquinas

12/4/1811 – Inglaterra, 1ª revolta coletiva – centenas de trabalhadores (homens, mulheres e crianças) destruíram teares, incendiaram instalações das fábricas e ameaçavam, por carta, os donos de fábricas (p.26 Carta do general Ludd). O mesmo aconteceu em vários outros lugares.
Esses destruidores de máquinas eram chamados de ludistas, em referencia a Ned Ludd ou King Ludd, seu chefe.
Vários deles foram enforcados na década de 1810; o movimento só acabou em 1816.

Cartismo
1838-48 os operários ingleses tentam outra forma de reivindicação de direitos – o cartismo – mobilização baseada na Carta do Povo c/ o programa do movimento (p.27 Trecho da Carta do Povo).
>> charge representando levante cartista
Anarquismo e comunismo
Nenhum dos movimentos anteriores resolveu o problema dos operários;
Surgem novas idéias – os movimentos socialistas que defendiam a melhora das condições de trabalho através da mudança da sociedade como um todo.
Anarquismo – acreditava que para melhorar as condições de vida do operário o Estado (governo) e toda forma de poder (autoridades, escolas, policia, etc.) deveriam desaparecer. (vide M.Bakunin p.28)
Comunistas – acreditavam que a exploração só teria fim com os operários no controle do Estado. (vide K. Marx; Engels p.28; Brecht p.30)
Anarquistas e comunistas lideraram o movimento operário ao longo do séc. XIX.
1 5 1