Estou fazendo um relatório de química analítica onde analisamos água oxigenada 20 volumes e o objetivo é comprovar esses 20 volumes através dos cálculos. Porem já busquei e não encontro como fazer no meu caso. Segue o procedimento abaixo:

Preparação da solução de água oxigenada:

Retire uma alíquota de 10mL da água oxigenada comercial 20 volumes e transfira para um balão volumétrico de 500mL e complete com agua destilada

Titulação da amostra preparada:

O procedimento consistiu em retirar-se uma amostra de 10 mL da solução de água oxigenada com uma pipeta volumétrica, transferi-la para um erlenmeyer, diluí-la em 50 mL de água destilada, foi adicionado 35 mL de solução H2SO4 1:8 v/v e inicia a titulação com a solução de permanganato de potássio 2 M, até o aparecimento de uma tonalidade de cor rósea, a qual deve permanecer por pelo menos trinta segundos.

1

Respostas

2013-06-19T15:21:08-03:00

Acredito que o que comprova, o volúme da agua oxigenada é tempo de duração da cor, pois quanto maior o volúme, maior a quantidade de de perióxido de hidrogênio H2O2.

Uma dica é fazer o mesmo teste com uma agua oxigenada de maior e outra de menor volume e anotar as variáveis e as diferenças apresentadas.