Respostas

2014-05-14T11:32:04-03:00
Portugal formou-se apartir do reino de Leão (actual região da galiza em espanha) em 1143 (data oficial) e a 1º capital foi guimarães. Anteriormente o território já tinha um
estatuto autónomo como condado portucalense que tinha sido doado pelo reino de Leão a um cruzado francês D. henrique para combater os mouros na linha da frente. O filho desse cruzado e da rainha do reino de Leão (D. Afonso henriques) tornou o condado independente numa guerra contra a sua própria mãe. Durante o seu reinado D. Afonso Henriques conquistou quase todo o território que vemos nos dias de hoje faltando apenas a região do algarve, que reinados a seguir foi também conquistado aos mouros. A expulsão dos Mouros e a reconquista teve tudo a haver com o começo da nação mas foi apenas nesse curto periodo inicial.
2014-05-14T11:32:36-03:00
      Em 711, o povo cristão, refugiado no norte da Península Ibérica, organizou-se para lutar contra os Árabes que tinham invadido a Península.
         Nesta luta contra os árabes (Mouros), os cristãos foram reconquistando o território que tinham perdido. À medida que iam reconquistando outras terras iam-se formando novos reinos cristãos – Leão Castela e Navarra.