Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.

(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...)
(Folha de S.Paulo, 12.01.2005.)

Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes dedigerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de
predação e comensalismo. comensalismo e parasitismo. parasitismo e competição. parasitismo e mutualismo.

inquilinismo e mutualismo.

já sei que a resposta é parasitismo e mutualismo , mais tenho que esplicar porque essa resposta está correta ,

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-06-19T20:34:45-03:00

A primeira é parasitismo, pois se trata do cupim parasitanto a árvore.
Já a segunda se trate de uma associação mutualística, já que tanto o cupim como o protozoário (do gênero Tryconimpha) se ajudam. Um recebe alimento e digere o que o outro não consegue.
Assim:
c) parasitismo e mutualismo.

4 5 4
2013-06-19T20:40:03-03:00

a árvore é parasitada pelo cupim, e o mutualismo é associado uma relação do cupim com o protozoário.

 

2 2 2