Respostas

2014-05-14T14:32:23-03:00
O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de sousa,que governou de 1549 a 1553.Durante a sua gestão ocorreu:
-A fundação de Salvador primeira cidade e capital do Brasil em 1549;
-A criação do primeiro bispado brasileiro,em 1551;
-A implantação da pecuária e o incentivo ao cultivo da cana-de-açúcar;
-A organização de expedições para penetrar no território a procura de metais preciosos, porém sem sucesso.

O segundo governador geral do Brasil foi Duarte da Costa,que governou de 1553 a 1558.Foi no governo de Duarte da Costa que os franceses contando com o apoio de grupos indígenas, invadiram a baía de Guanabara, no atual Rio de Janeiro, e fundaram um povoamento que recebeu o nome dr França Antártica (1555-1567).Foi também no governo de Duarte da Costa que os jesuítas:José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, fundaram o Colégio de São Paulo,junto ao qual surgiu a vila que deu origem a cidade de São Paulo, no planalto de Piratininga.

O terceiro governador geral do Brasil foi Mem de Sá, que governou no período de 1558 a 1572.Mem de Sá expulsou os franceses do Rio de Janeiro em 1567,com a ajuda do chefe militar Estácio de sá(seu sobrinho).Além de expulsar os franceses o terceiro governo-geral reuniu forças para lutar contra os indígenas que resistiam a conquista colonial portuguesa.

Na minha opinião o melhor governo geral foi o primeiro governo-geral pois foi nele que se iniciou o processo de cultivo da cana-de-açúcar, que seria posteriormente a principal fonte de renda para a coroa portuguesa. espero ter ajudado.Boa Sorte.